quarta-feira, 27 de abril de 2016

A ÁREA DE ESTÉTICA E O FARMACÊUTICO GENERALISTA por Flávio Quintino.




Desde 2013 o Farmacêutico Generalista ganhou mais uma área de atuação, a Estética passou a ser uma das áreas de atuação do profissional farmacêutico. Foi uma decisão da justiça do Distrito Federal que indeferiu ação civil pública proposta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) contra o Conselho Federal de Farmácia (CFF). De acordo com o julgamento da Seção judiciária do Distrito Federal, os argumentos dos médicos contrários à resolução 573/2013, que descreve as atribuições do farmacêutico em saúde estética, não procedem e deu ganho de causa ao CFF.
No processo, o Conselho de Medicina tentava invalidar as atribuições do farmacêutico no exercício da saúde estética sob alegação de que os procedimentos descritos na resolução seriam invasivos. Além disso, sustentavam que os farmacêuticos não poderiam atuar ou ter responsabilidade técnica na área por não possuírem habilitação e conhecimento.

De acordo com o texto da resolução 573/2103, aprovado em maio de 2013, o farmacêutico pode ser o responsável técnico por estabelecimentos nos quais se utilizam técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos para fins estéticos, desde que não haja a prática de intervenções de cirurgia plástica, devendo estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição. Acrescentam ainda que, constituem técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos utilizados pelo farmacêutico em estabelecimentos de saúde estética: avaliação, definição dos procedimentos e estratégias, acompanhamento e evolução estética; cosmetoterapia; eletroterapia; iontoforese; laserterapia; luz intensa pulsada; peelings químicos e mecânicos; radiofrequência estética; sonoforese (ultrassom estético).
No ano de 2015 o Conselho Federal de Farmácia -CFF aprovou uma nova resolução na qual irá permitir aquele profissionais devidamente habilitados no ramo da estética a realizar procedimentos invasivos, não cirúrgicos, entre eles, aplicação de toxina botulínica, preenchimentos dérmicos, carboxiterapia, intradermoterapia -mesoterapia, agulhamento – microagulhamento estético e criolipolólise.
O Farmacêutico está cada vez mais atuante na área de saúde e principalmente na área de Estética e da atenção básica, isso acontece porque o profissional está conseguindo trabalhar de forma ética e com contato mais direto com o paciente, através de um atendimento humanizado. O Conselho Federal de Farmácia e os Regionais estão se mostrando mais ativos no que se refere às competências e habilidades dos Farmacêuticos, isso favorece e fortalece ainda mais a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário